top of page

PROJETO

isto também

passará, antes

que eu morra

Poesia no palco e no vídeo

isto também passará, antes que eu morra

SINOPSE DO ESPETÁCULO

O espetáculo ˝Isto também passará, Antes que eu morra˝ traz à cena quatro mulheres, seus conflitos, memórias, e a pluralidade do feminino que se remonta na troca com os espaços habitados pelo espetáculo e pela projeção de outras mulheres. 

 

A obra traz à cena o efêmero e isso toma forma a partir da representatividade do corpo-mulher na cena, por meio de suas histórias e vivências. São múltiplas histórias que se confundem e se refratam em uma dramaturgia viva que se remonta em diferentes telas de projeções, seja pela dança que ocupa os lugares da casa, a projeção que invade a geladeira e o varal, até na interação com os vídeos de outras mulheres que passaram pelo trabalho e suas mães.  O "beijo", a “estrada”, o “café”, as ˝mães˝, o ˝parto˝ são alguns dos elementos poéticos que conduzem o encontro entre as diversas intérpretes-criadoras, no palco e no vídeo, mulheres que, ao serem espelhos umas das outras, também refletem a si mesmas, reais ou virtuais, duplicadas, multiplicadas, ou mesmo sozinhas. O que é visto em cena é uma infinidade de “projeções” e “afetos” de seus corpos que se confundem em uma só personagem.

 

A dramaturgia se desenvolve a partir do questionamento sobre encontro, feminino, descoberta de si e do outra/o, vida, morte e a imutabilidade do tempo sobre esses corpos. Tudo isso ganha forma pela interação dos corpos das mulheres entre si e com 3 telas de projeção que ocupam lugares da casa como a geladeira, o varal, o sofá, podendo variar de acordo com espaço. O espetáculo se propõe a acontecer nesta interação entre o vídeo, o palco e o corpo, dentro e fora da tela de projeção, real e ficção. O espetáculo  também tem uma proposta de ocupação de espaços alternativos e desde sua estreia já passou por diversos espaços culturais: bar, teatro e casas culturais que atuam como lugares de resistência e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

O projeto tem como característica o protagonismo da mulher em quase toda a sua ficha técnica, traz com essa proposta a visibilidade e ações afirmativas de inclusão da mulher em seus processos artísticos de criação das artes cênicas, e o reforço da importância de temáticas que perpassam o universo feminino a serem apresentadas para um público.

RELEASE DO ESPETÁCULO 

O espetáculo Isto também passará, antes que eu morra é uma obra multimídia, que mescla linguagens do teatro, dança e cinema. É a sexta montagem autoral do coletivo brasiliense cia víÇeras (2010) que toma forma em espetáculo cênico e documentário teatral. A obra dirigida pela multiartista Marcia Regina, iniciou sua pesquisa em 2014 como proposta cinematográfica, e em 2016-2017 foi adaptado para as artes da cena se aproximando também da dança e do teatro. Em 2018 o espetáculo foi contemplado com uma circulação regional pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, passando pelas regiões administrativas de Planaltina, São Sebastião e Samambaia.  Em 2019 foi contemplada pelo mesmo edital agora com uma circulação nacional, onde passará pelos estados da Bahia, São Paulo e Brasília. 

 

Com uma proposta que flerta com a multiplicidade  de linguagens, teve como base de pesquisa a construção cinematográfica sobre o trabalho do teatro e da dança – dialogando com conceitos como edição, montagem, enquadramento, voz off e crossfade -, e intensa preparação corporal derivada da relação com memória e presença, improvisação e criação de dramaturgia visual. O espetáculo acontece nesta interação entre o video, o palco e o corpo, dentro e fora da tela da projeção.

 

Na fronteira entre teatro e dança, cinema e videoarte, improvisação e performance, dança e poesia, a dramaturgia fala sobre o encontro, o feminino e a descoberta de si e do outro. É desenvolvida a partir de material autobiográfico da diretora e de depoimentos reais e poéticos das atrizes e suas mães, em diálogo com o roteiro cinematográfico autoral que motivou a pesquisa.

bottom of page